sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Entrevista com uma profissional da area Química

Vou conversar agora com Daniela Portela que atua hoje no mercado químico como Supervisora de Produção do setor anti-parasitarios da empresa Hertape Calier Saúde Animal.
Na Hertape Calier Daniela Portela trabalha com a produção de vacinas para animais de grande porte como boi, cavalo e vaca.

Daniela Portela pra você o que é Tecnologia?
Pra mim a tecnologia é "uma ferramenta para estender nossas habilidades". A televisão, por exemplo, estende nossa visão porque podemos ver coisas que estão acontecendo longe, como uma partida de futebol ou uma corrida de carros. Há outras definições de tecnologia, como: " Uma aplicação da ciência". São exemplos de tecnologia: computador, carro, televisão, casa, avião, lâmpada incandescente, máquina de radiografia, telescópio, alavanca, roupa, estéreo, lanterna, etc.


Daniela pra você o que é Química?
Existem muitas ciências, por que existem várias formas de focalizarmos o Universo. Química é uma das Ciências físicas e estuda a matéria e suas transformações. Desde que matéria é o material que compõe o universo, tudo aquilo que vemos ou usamos faz parte do escopo de estudos da química. O nosso corpo é uma fabulosa fábrica química. De fato, a química está tão envolvida com todos os aspectos do nosso contato com o mundo material que podemos pensar na química como sendo uma ciência central, uma parte de nossa cultura, tendo influência em todos os aspectos de nossas vidas.

Daniela você considera a quimica um fator importante para o cidadão?
O ensino de Química deve ser um facilitador da leitura do mundo. Deve-se ensinar Química para permitir ao cidadão uma melhor interação com o mundo.

Daniela o que você acha do aquecimento global?
As alterações do clima devido à emissão de gases com efeito de estufa estão já bastante estudadas e há modelos que permitem fazer previsões com alguma segurança. Curiosamente, o que se conhece menos bem são os efeitos que isso poderá provocar nas sociedades humanas.
Embora o aquecimento global e as consequências da mudança climática global pareçam matéria de Holywood - algum futuro distópico imaginário -, o derreter do gelo do Árctico, o crescimento dos desertos em África e a inundação das terras baixas são demasiado reais. Já vivemos numa 'Era das Consequências', que será cada vez mais definida pela intersecção das mudanças climáticas e a segurança das nações."

Daniela Portela muito obrigada pela sua colaboraçaõ em falar um pouco das nossas atualidades, e gostaria da sua autorização para postar sua entrevista entre no meu blog? Com certeza fique a vontade e qualquer coisa que precisar estou a diposição.
Daniela fica o convite para entrar no meu blog ver sua entrevista e as outras postagens sobre atualizações que tem lá. O endereço é ( aimportanciadaquimica.blogspot.com)

sábado, 22 de novembro de 2008

Em tudo que se passa, se tem QUÍMICA!!!

Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química.
Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química.
A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.


A Abiquim fez uma publicação sobre a Química é vida!
É muito interessante vale a pena ler tudo......

A Química da água pura

A água é a substância química mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Mas apenas uma pequena parte desse volume é potável e está próxima aos centros urbanos. Sem a química, seria impossível assegurar à população o abastecimento de água. É através de processos químicos que a água imprópria ao consumo é transformada em água pura, límpida, sem contaminantes. O dióxido de cloro, por exemplo, é utilizado para oxidar detritos e destruir microorganismos. O cloreto de ferro e o sulfato de alumínio absorvem e precipitam a sujeira em suspensão, eliminando também cor, gosto e odores. O carbono ativo retém micropoluentes e detergentes. Soda e cal neutralizam a acidez da água. É a indústria química que fornece esses e outros produtos, permitindo ao homem continuar a usufruir de um elemento essencial à vida: água pura e saudável.

A QUÍMICA DO DIA-A-DIA

A química nos acompanha 24 horas por dia. Ela está presente em praticamente todos os produtos que utilizamos no dia-a-dia. Do sofisticado computador à singela caneta esferográfica, do possante automóvel ao carrinho de brinquedo, não há produto que não utilize matérias-primas fornecidas pela indústria química. Teclados, gabinetes e disquetes dos computadores, para ficar apenas em alguns exemplos, são moldados em resinas plásticas. No automóvel, há uma lista enorme de produtos de origem química: volantes, painéis, forração, bancos, fiação elétrica encapada com isolantes plásticos, mangueiras, tanques de combustível, pára-choques e pneus são apenas alguns desses itens. A maioria dos alimentos chegou às nossas mãos em embalagens desenvolvidas pela química. Em nossas roupas, há fibras sintéticas e corantes de origem química. Em nossa casa, há uma infinidade de produtos fornecidos, direta ou indiretamente, pela indústria química: a tinta que reveste as paredes, potes e brinquedos em plástico, tubos para condução de água e eletricidade, tapetes, carpetes e cortinas. Isso sem falar nos componentes químicos das máquinas de lavar roupas e louças, na geladeira, no microondas, no videogame e no televisor. Nos produtos que utilizamos em nossa higiene pessoal e na limpeza da casa também podemos perceber a presença da química. É só prestar atenção. Nosso cotidiano seria realmente muito mais difícil sem a química. É para ajudar o homem a ter mais saúde, mais conforto, mais lazer e mais segurança que a indústria química investe dia-a-dia em tecnologia, em processos seguros e no desenvolvimento de novos produtos. O resultado é o progresso.

Eternamente Apaixonada!!!!!

Os sonhos....................

Pra onde foram nossos sonhos,
Onde estão às promessas,
O que houve com a gente ?
Mudamos derrepente,
Sumiu a química,
Desapareceram as palavras,
Só ficaram olhares mudos.

Instalou-se um mal estar,
Sem aquele brilho no olhar,
Sem as palavras mágicas,
Acabou a admiração...

E usando da razão,
Antes que acabe o respeito
Melhor darmos um jeito
E nos separar.

Os sonhos acabaram,
Não se realizaram,
Foram para o ralo,
Melhor terminar.

Siga seu caminho,
Procure outro ninho
Para se instalar...

Vou seguir minha vida,
Mesmo que sofrida,
E outro amor procurar. (Jorge Luiz Goulart)

A Química e o desenvovimento social

A Química é um importante instrumento para o desenvolvimento sócio-econômico de um país. Este fato deve sempre ser relembrado aos nossos dirigentes políticos, já que o desenvolvimento da C&T aumenta a produção e melhora a qualidade de vida da população. A Química tem contribuído significativamente neste sentido, propiciando o desenvolvimento de novos medicamentos, defensivos agrícolas, novos materiais para aplicações médicas e eletrônicas dentre outros, cujos benefícios foram plenamente absorvidos pela sociedade. A Química está completamente inserida no panorama econômico de qualquer país, por se tratar de área de grande importância econômica da balança comercial, e no Brasil é geradora de milhares de empregos e responsável por parte significativa do PIB.

As leis da ROBOTÍCA!

As três leis da Robotíca

Quando Asimov criou os robos criou três leis para que o sistema robotizado funcionasse como o esperado são elas:

1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal..
2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis. O objetivo das leis, segundo o próprio Asimov, era tornar possível a existência de robos inteligentes (as leis pressupõem inteligência suficiente para distinguir o bem do mal) e que não se revoltassem contra o domínio humano. Adicionalmente, ainda segundo o próprio Asimov, as leis lhe deram ideias para um número grande de histórias, baseadas em diferentes interpretações das leis. Quando escreveu
Os Robôs do Amanhecer, Asimov introduziu um Robô, chamado R. Giskard, que tinha sido de uma menina, filha de um famoso roboticista do planeta Aurora, Dr Han Falstolfe. Esta menina, a custa de "mexer" no cérebro robótico (como as crianças inteligentes geralmente fazem com seus brinquedos) acabou introduzindo em Giskard características que nem mesmo ela se dava conta. O próprio robô ocultou da menina suas faculdades especiais. É Giskard que mais tarde elabora a lei zero, mas esta lei era só dele, e de R. Daniel, e jamais se tornou de conhecimento público. Esta lei zero foi incorporada por R. Daniel aos robôs que ele mesmo construiu (inclusive uma robô-mulher com quem Seldon viveu).
A 'Lei Zero': um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal. Desse modo, o bem da humanidade é primordial ao dos indivíduos.
A chamada lei zero, porém, tem o sério problema de transferir ao robô o poder (possibilidade) de avaliar, diante das situações concretas, se o interesse da humanidade se sobrepõe ao interesse individual. Tal possibilidade abre uma perigosa brecha para a ditadura das máquinas, que elegeriam por si qual é o bem maior, sendo-lhe permitido, inclusive, fazer o mal a um ser humano (indivíduo), caso entendam que isso é melhor para a humanidade. Essa ditadura das máquinas é insinuada no último conto de
I, robot, "O Conflito Evitável", no qual o Coordenador Mundial (o governador geral das 4 regiões em que a Terra se dividiu após superar as divisões nacionais) entrevista Susan Calvin e chegam a conclusão de que as máquinas aos poucos estão tomando o controle dos destinos do planeta. Segundo o conto, alguns humanos (a Sociedade em Prol da Humanidade) descontentes com o poder que as máquinas passaram a ter, começam a sabotar os sistemas de produção, distribuição e organização da mão-de-obra, para que a culpa da desordem mundial recaísse sobre os robôs. Entretanto, as máquinas começam a fazer um jogo de lógica e influência com a humanidade para, aos poucos, eliminar os revoltosos para o bem geral da resto da população do planeta. Mas isto foi antes da elaboração da lei zero, por Giskard.

A ROBOTÍCA, mudando o mundo!

Robótica

É o ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletricidade, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem. Esta tecnologia, hoje adoptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários. O termo Robótica foi criado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov.